JOGO DE CARTAS MATEMÁTICAS
Público Alvo: 5º ano
Público Alvo: 5º ano
Disciplina: Matemática
Material Utilizado:
Papel Cartão ou cartolina.
Pincel Atômico ou canetas hidro cor, com três cores diferentes.
Régua.
Tesoura.
Cola.
Lápis.
Caixinha de remédios, ou de perfume.
Como fazer:
Recortar um retângulo de papel cartão ou cartolina dobre-o como uma persiana.
Cole as beiradas com as tiras do mesmo papel que será feito o porta-cartas.
No espaço de cima do porta-cartas, coloca-se o sinal de multiplicação, deixe um espaço e coloque o sinal de igual, no espaço abaixo faça o mesmo, só com o sinal de divisão.
Pegue a caixinha de remédio ou de perfume e cole na traseira do porta-cartas para que ele permaneça em pé, e para guardar as cartas ao final do jogo.
Objetivo: Estimular o aluno a compreender as
operações matemáticas, de forma divertida e mais atraente.
Desenvolver o raciocínio lógico, o cálculo mental e
o entendimento das operações matemáticas mais difíceis.
Número de aulas: uma
Número de aulas: uma
Números de Participantes: três alunos
Regras do Jogo:
As regras são bem simples, cada participante
receberá nove cartas com as multiplicações ou divisões, onde uma é o inverso da
outra.
Joga-se o dado para ver quem começa, depois de
iniciada, o próximo será da esquerda para a direita de quem iniciou.
As multiplicações
ou divisões poderão ser aquelas onde os alunos tem maior dificuldade em
aprender, neste caso de 7, 8, 9.
Cada aluno fica com nove cartas, e o restante volta
para o monte.
O jogo, se o primeiro jogador, jogar a carta do
resultado (cinza), a operação será de divisão, mas se a carta for multiplicando
(azul), ou a carta for multiplicador (laranja), então esta será de
multiplicação.
Observação: O último da rodada deverá responder à
questão e colocar a carta correspondente a resposta correta, se errar pega mais
uma carta. Quem não tiver a carta para continuar a operação, pegará no monte
até achar a carta correspondente ao resultado.
Ganha quem ficar sem
cartas primeiro, ou com menos cartas na mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário